quarta-feira, 6 de junho de 2007

MAX PAYNE 2


Um clássico que não caiu no esquecimento” A história do game mostra que Payne tornou-se um policial triste e amargurado após ter perdido sua família, fato ocorrido no game anterior, mostra também que o protagonista envolve-se novamente em uma relação amorosa, mas não consegue de maneira alguma esboçar um sorriso. Jogo com ar de filme Max Payne 2, pode ser considerado um clássico na história dos games, você não tem a impressão de estar jogando e sim assistindo a um filme ou seriado. O jogador não entende nada o que se passa em seu redor no início do jogo, tem como informação somente as recordações que volta e meia voltam à tona na memória do personagem principal, isso, claro, aguça a curiosidade do jogador em saber o porquê de tudo aquilo estar acontecendo. Na medida em que o jogador avança, vai descobrindo organizações criminosas, traições e reencontra “velhos amigos”, tudo isso monta o engenho de um enredo envolvente, que com certeza atrai a maioria dos jogadores. O ar depressivo que o game possui é notável, a começar pela cidade em que se passa a trama, uma Nova Iorque chuvosa que não vê o raiar do sol. Os diálogos são negativos, cheio de histórias interminadas e mistérios. Não se vê durante o jogo todo um sorriso que seja de alegria, somente são utilizados para expressar ironia. Para quebrar um pouco esse clima, o game trás algumas partes cômicas. Por exemplo, em algumas situações é possível espreitar os bandidos imitando mulheres ricas e esnobes, em outras, ouvir um ladrão contando paro outro o fora que tomou da namorada, é difícil conter o riso quando essas coisas aparecem. A História Tudo se inicia em um hospital, Payne está gravemente ferido, e sabe que precisa fugir, só não se lembra o porque. Após livrar-se dos aparelhos o controle passa a ser do jogador, na medida que o jogo avança, Max vai tendo fracas recordações de tudo que passou até chegar ali, e após algumas tonturas e “flashbacks”, se depara com o cadáver de Detetive Winterson, que ele próprio havia matado, a partir daí, Payne começa a contar seu trajeto até chegar ao hospital, então, a verdadeira ação começa para o jogador. Max Payne havia retornado a policia de Nova Iorque após passar algum período trabalhando contra o tráfico de drogas, está fazendo a ronda em uma noite, até que recebe uma ocorrência de disparos em um antigo galpão, ao ir até o local, Payne começa a se envolver em uma história misteriosa, que vai sendo desvendada na medida que o jogador avança. “Bullet Time” e “Quadrinhos” Duas coisas que chamam a atenção no jogo, são o efeito Bullet Time, e as tiras de quadrinhos que aparecem durante a transição de fases. O Bullet Time, fez muito sucesso na época do lançamento do game, com apenas um clique o jogador pode, por alguns segundos, manter tudo ao seu redor em câmera lenta, e até mesmo desviar das balas, é muito divertido no começo, porém após algumas utilizações do recurso, não é incomum o jogador acioná-lo apenas por necessidade. As tiras de quadrinho foi uma boa aposta da Rockstar, pois apesar do jogo possuir um sistema de cutscenes muito bom, Max Payne 2, teve como sua marca registrada, os quadrinhos.

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